A evolução lógica da UP-Maputo, desde os tempos do Instituto Superior Pedagógico (ISP) passando pela UP até o surgimento em 2019, visa responder a grande demanda em formação a nível terciário que começa a se fazer sentir em Moçambique com o aumento contante dos graduados nos primeiros dois níveis de ensino. É neste sentido que surge a necessidade de desenho de cursos de mestrado e posteriormente programas de doutoramentos em todas as áreas de saber da UP. A organização do processo de ensino em créditos académicos de acordo com o sistema moçambicano e o seu enquadramento nas linhas de pesquisas existente em cada um dos departamentos de pesquisa, dá uma característica própria ao sistema de pós-graduação da UP-Maputo, permitindo uma gestão uniformizada da sua gestão.

O actual cenário da pós-graduação na UP-Maputo se apresenta como o culminar de todo um processo cuidadoso de concepção, discussão, aprimoramento e descrição, executado em elevado rigor académico e sensibilidade politica por uma equipe constituída por professores moçambicanos da UP, contando com o concurso de ideias de diferentes académicos de outras universidades parceiras com destaque para Universidades Portuguesas, Brasileiras, Alemã e Suíça (Universidade de Porto, Universidade do Minho, Universidade de São Paulo, Universidade Técnica de Magdeburgo e Universidade de Lausanne), o que confere ao projecto de implantação da Pós-graduação a devida credibilidade cientifica necessária, a universalidade e a qualidade característica aos cursos e programas da nossa instituição.

Os imperativos que levaram a UP a introduzir programas de pós-graduação se dimensionam numa perspectiva interna, pelos seus anteriores Planos Estratégicos e de Desenvolvimento Institucional (2006-2011 e 2014-2018) que definiam o aumento do nível de qualidade da docência, da investigação e extensão universitária como metas prioritárias. E, isso passava necessariamente pela introdução da Pós-graduação.

Assim, a UP iniciou a pós-graduação com um processo de introdução do grau académico de mestrado como parte dos esforços cujo fim era qualificar o seu corpo docente com nível de pós-graduação, tendo em conta que o grau de mestre é legalmente definido em Moçambique, como o nível mínimo exigido para leccionar nas instituições de ensino superior.

A universidade nos seus vários momentos definiu no seu leitmotif a melhoria contínua da qualidade. Assim, a priorização contínua da reforma curricular visa essencialmente responder às pressões internas e externas de mudança com currículo de qualidade, desenhado tendo em conta as ideias nacionais de abertura e integração da região da SADC, de repensar a missão da instituição e sobretudo a introdução de novos programas em áreas emergentes.

O Actual plano Estratégico da UP-Maputo (2022-2026) define a necessidade da centralização da pesquisa através da Pós-graduação. Neste sentido, a materialização deste preceito definido no plano estratégico é evidenciado pela criação dos departamentos de pesquisa apoiados pelo Programa Geral e Integrado de Pesquisa e a Matriz para elaboração de linhas de pesquisa, instrumentos que apoiam a dinamização da pesquisa na UP-Maputo.